Redação (02/05/06) – Agricultores alemães poderão cultivar a partir desta safra três variedades transgênicas de milho Yieldgard, resistente a insetos-praga, desenvolvido pela Monsanto. Segundo o ministro da Agricultura e Consumo da Alemanha, Horst Seehofer, em entrevista à agência de notícias alemã Deutsche Welle, a promoção de alimentos geneticamente modificados é uma das políticas do novo governo alemão, formado por uma grande coalização e liderado por Ângela Merkel.
De acordo com o texto, empresas do setor da biotecnologia e produtores esperam que as alterações na lei alemã dêem aos transgênicos o mesmo status dos produtos convencionais. Com as mudanças, os agricultores estão livres a usar novas tecnologias desenvolvidas por meio da transgenia para aumentar e proteger sua produção.
Desenvolvido para proteger a lavoura de milho dos ataques de insetos-pragas, o milho MON 810 YieldGard tem inserido em seu código genético um gene da proteína do Bacillus thuringiensis (Bt), uma bactéria encontrada naturalmente no solo, que possui ação inseticida em larvas de alguns tipos de pragas-alvo.