Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ampliação

Conab amplia capacidade de armazenagem com três novas unidades.

Da Redação 16/12/2003 – 08h41 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está ampliando sua capacidade de armazenagem. A Empresa está abrindo três unidades: Floriano, no Piauí, Russas, no Ceará, e Rio Branco, no Acre. Com isso, a Companhia passa a ter 84 armazéns, totalizando uma capacidade estática de 2 milhões de toneladas. No início do ano, eram 48 unidades toneladas armazenadoras.

Segundo a superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoques da Conab, Denise Deckers, a reabertura destas unidades representa a retomada da presença do governo no setor de armazenagem. Apenas neste ano, a Conab investiu R$ 4 milhões na manutenção das unidades e a expectativa é chegar a R$ 7 milhões em 2004.

Maior volume para armazenagem

A unidade de Russas (CE) tem capacidade de armazenagem de 3,4 mil toneladas e vai atender à região do Médio e Baixo Jaguaribe, produtora de frutas tropicais, castanha de caju, milho e algodão. No Ceará, a Conab possui atualmente cinco armazéns, com capacidade estática de 41 mil toneladas. “Pretendemos reabrir outras unidades em breve”, diz o superintendente da Conab no Ceará, Marcos Alverne Falcão Albuquerque.

Em Floriano (PI), a capacidade de armazenagem é de 4,2 mil toneladas. Segundo o superintendente da Conab no Piauí, José Nilson Gomes de Souza, é importante esta reabertura porque a unidade está localizada em uma região produtora de grande projeção, em fase de expansão agrícola e que atualmente não possui armazéns públicos. O estado tem outras três unidades, com capacidade de 20 mil.

Em Rio Branco (AC), a unidade, com capacidade de 580 toneladas, atenderá principalmente o público da agricultura familiar. Este é o primeiro armazém da Conab no estado, que servirá também como referência da Empresa no Acre.