Redação (02/12/2008)- A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) programou leilões de milho e trigo, nesta semana, para apoiar a comercialização dos cereais, por meio do Prêmio de Escoamento de Produto (Pep), Prêmio de Risco de Opção Privada (Prop), e Contrato Privado de Opção de Venda.
Para quinta-feira (4) está previsto o Pep, com 223 mil toneladas distribuídas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Roraima. Serão ofertados 150 mil Contratos de Opção de Venda para o Mato Grosso. Na sexta-feira (5) serão leiloadas 54 mil toneladas pelo Prêmio de Risco de Opção Privada (Prop), também em Mato Grosso, visando complementar o abastecimento nas Regiões Norte, Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Também para quinta-feira (4), a Conab programou leilão de 189.270 toneladas de trigo, na modalidade de Contrato Privado de Opção de Venda, para os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“Estamos tomando medidas para responder à queda do preço do trigo”, resume o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais, da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa) Silvio Farnese. Ele avalia positivamente as vendas dessa última semana. “Percebemos que as operações de apoio à comercialização surtiram resultados animadores”. Silvio Farnese observa que a venda de 40 mil toneladas, pelo Pep de trigo no Rio Grande do Sul, destinado ao Nordeste, reduz a necessidade de importação naquela região.
Resultados da semana e números de 2008 – Na quinta-feira (27), foram operadas 167.521 toneladas de milho em Mato Grosso e Goiás, por meio de Pep e Prop. Foram vendidas 40 mil toneladas de trigo em leilão de Pep, no Paraná e no Rio Grande do Sul, para complementar o abastecimento nas regiões Norte e Nordeste.
Em 2008 já foram alocados R$1,6 bilhão em apoio à comercialização, totalizando 4,5 milhões de toneladas de produto. Destaque para o algodão, com um milhão de toneladas, o milho, com 2,4 milhões de toneladas, e o trigo com 1,1 milhão de toneladas. Nesse contexto, as operações de AGF totalizam 250 mil toneladas.