Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Após recuperação, Paraguai mantém otimismo para safra de soja

Calor de janeiro e fevereiro foi compensado por chuvas bem dosadas nas últimas semanas. Expedição Safra visita as lavouras do país a partir do dia 17.

Após recuperação, Paraguai mantém otimismo para safra de soja

Quarto maior exportador de soja do planeta, o Paraguai quer superar as 5,5 milhões de toneladas da oleaginosa comercializadas no ano passado. A meta se tornou possível após as chuvas na segunda metade do mês passado amenizarem os prejuízos do tempo quente e seco da virada de janeiro para fevereiro.

As lavouras do país serão visitadas pela Expedição Safra a partir desta segunda-feira (17), em roteiro que vai conferir expectativas de produtores e especialistas para a temporada 2013/14. O projeto, que chega ao Paraguai pelo quinto ano seguido, conta em 2014 com a parceria da empresa local Agrotec, que terá um técnico presente na equipe. 

Ao longo de quatro dias, a Expedição vai passar pelos departamentos de Itapúa, Alto Parana, Caaguazú e Canindeyú. Além das visitas a campo, está programada a ida ao terminal fluvial de Puerto Paloma, para diagnosticar condições de logística de escoamento da safra no país vizinho.

Depois de um susto no início do ano, o retorno das chuvas nas últimas semanas aliviou a tensão.  Mas o tempo quente e seco deixou suas marcas na safra de verão. Segundo a consultoria FCStone, que tem atuação internacional e também é parceira da Expedição, a projeção da produção de soja foi rebaixada de 9,3 para 8,1 milhões de toneladas. 

“Realmente, a estimativa de produção final diminuiu devido a duas semanas de calor seco e intenso”, explica o Consultor de Gestão de Risco da FCStone no Paraguai, Carlos Marcos. A expectativa dos produtores paraguaios é que as recém-plantadas lavouras de soja e milho de inverno, que tiveram boa recuperação, rendam mais do que o esperado e amenizem os prejuízos. 

“As condições do agronegócio no Paraguai são ótimas, vamos ver sistemas de manejo que estão gerando alta rentabilidade e altas produtividades de grãos. Esperamos excelentes resultados”, afirma o gerente de Marketing Operacional da Agrotec, Luiz Alberto Conink.

Eventos

A equipe de campo, que contará inclusive com jornalistas locais, também estarão presentes em uma série de eventos técnicos e de relacionamento que serão promovidos pela Expedição e pela Agrotec ao longo do percurso. No último deles, que fecha o roteiro na quinta-feira (20), em Nueva Esperanza, os técnicos da Expedição falarão sobre o agronegócio na América do Sul e apresentarão os dados colhidos pelas equipes durante a sondagem a campo no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A programação será encerrada com uma palestra sobre as perspectivas para o mercado de grãos em 2014/15, que será ministrada por um analista da FCStone. 

Sobre a Expedição Safra

Desenvolvida pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a Expedição Safra está na estrada desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. 

A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. Na temporada 2013/14, desembarcam na África. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br