Redação (28/11/2007)- Começou ontem, em Buenos Aires (Argentina), o encontro do comitê executivo da Mesa Redonda da Soja Responsável, com o objetivo de discutir entre os membros do comitê, as melhores maneiras de levar ao setor agropecuário e à comunidade em geral, uma perspectiva do agronegócio, apresentando situações concretas e possíveis oportunidades de mercado.
A Aprosoja participa dessa iniciativa, representada pelo diretor executivo, Marcelo Duarte e o vice-presidente Leste, Marcos da Rosa. O presidentes da associação, Glauber Silveria, também estará presente na reunião, juntamente com o vice-presidente Oeste, Ricardo Arioli. As empresas Unilever, Bunge, Carrefour e Radobank, as entidades Guyra Paraguai e Fundapaz e as ONGs WWF e Ipam, entre outras também estão engajadas nesta ação.
O encontro em Buenos Aires acontece até o dia 29 e a programação inclui palestra sobre o ‘Uso da Soja, Benefícios Nutricionais e Novos Mercados’, ‘Melhoria da Soja’, ‘Perspectivas Econômicas no Mundo’, Declaração de Compromisso: Uma proposta de caminho rápido para promover o compromisso com a soja responsável. E encerrando o evento, na quinta-feira, os membros do comitê terão espaço para apresentar as atividades locais das entidades participantes. A Aprosoja em parceria com a ABIOVE abordará o tema ‘Iniciativas de sustentabilidade na agroindústria’.
A RTRS (Round Table on Responsible Soy, em inglês) foi criada em 2006 com o objetivo de definir os padrões sócio-ambientais que devem ser observados na produção, no processamento e na comercialização da soja.
O objetivo da RTRS é estabelecer critérios de sustentabilidade que devem ser adotados em toda a cadeia de negócios da soja. Esse documento desse ser publicado até 2009. Atualmente 23 especialistas, de diversos paises, formam o grupo de trabalho.