Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Área de soja transgênica no Brasil deve crescer

<p>A soja modificada representará cerca de 60% da área total.</p>

Redação (21/09/06)-  Mesmo com as perspectivas de redução da área plantada com soja no país nesta safra 2006/07, devido aos problemas de rentabilidade alegados pelos agricultores, o plantio do grão transgênico deverá voltar a avançar.

Projeção da Associação Brasileira de Sementes (Abrasem) e da Associação Brasileira dos Obtentores Vegetais (Braspov) aponta que a soja modificada representará cerca de 60% da área total – estimada em 20,5 milhões de hectares -, ante 42% em 2005/06.

Se confirmada a previsão das entidades, a área com soja transgênica passará de 9,4 milhões para 12,6 milhões de hectares no Brasil. “Ainda não é possível ter um número exato porque as indústrias começam só agora a processar as sementes. Mas um aumento de pelo menos 60% é factível”, acredita Ivo Carraro, presidente da Braspov.

De acordo com dados da Abrasem, a expectativa é que a oferta de sementes transgênicas fornecidas pelas indústrias passem de 3 milhões de sacas, na safra passada, para 7 milhões no ciclo 2006/07 – ou 70% do total de sementes geneticamente modificadas disponíveis no país. “Os produtores encontrarão sementes certificadas com facilidade. Há disponibilidade em todos os Estados”, afirma.

O dirigente diz que o avanço do plantio acontecerá principalmente no Sul do país. No Paraná, onde a área plantada com transgênicos ocupou 35% das lavouras de soja na safra 2005/06, os grãos modificados deverão ocupar até 50% da área de 3,9 milhões de hectares prevista para 2006/07. A disponibilidade de sementes modificadas no Estado é calculada em 4 milhões de sacas – suficiente para cobrir toda a área cultivada com a oleaginosa no Paraná.

O Rio Grande do Sul, que no ciclo passado cultivou 97% da área de soja com grãos transgênicos, deve repetir a área. Carraro diz que a decisão do Ministério da Agricultura de permitir, no Estado, a troca dos grãos salvos pelos produtores por sementes certificadas e fiscalizadas – que serão leiloadas na sexta-feira pela Conab – trouxe ânimo às indústrias sementeiras.

“O leilão deve apaziguar os ânimos das indústrias no Sul e estimular as vendas de sementes certificadas”, diz. Conforme a Braspov, a área plantada com transgênicos também deve ser grande em Goiás e no Mato Grosso do Sul, onde os índices de plantio estão estimados em 60% e 70%, respectivamente.