Redação (12/02/2008)- A Argentina autorizou novas exportações de milho e trigo da safra 2008/09. O Escritório Nacional de Controle Comercial Agropecuário (Oncca, na sigla em espanhol) liberou a venda de 6 milhões de toneladas de milho e 520 mil toneladas adicionais de trigo. O Oncca precisa aprovar todas as exportações de grãos e carne, e apenas libera o embarque do volume que exceder a demanda doméstica mais 20% de estoque de segurança. O objetivo é evitar desabastecimentos e altas expressivas nos preços dos alimentos.
Nesta semana, o Oncca anunciou uma mudança na forma de cálculo dos excedentes exportáveis. Exportadores e tradings agora podem calcular o volume esperado de exportação baseados nas estimativas periódicas de safra divulgadas pela Secretaria de Agricultura. Antes, eles tinham de esperar até que o Oncca divulgasse os números finais.
A mudança, uma demanda do mercado, "vai dar mais previsibilidade para as operações nos mercados futuros", assegura o órgão. Ontem, o Oncca anunciou que, baseado nas estimativas oficiais de produção, a Argentina possui um excedente de 6,05 milhões de toneladas de milho e 520,05 mil toneladas de trigo para exportação na safra 2008/09. O órgão já havia autorizado a exportação de 1,2 milhão de toneladas de trigo da nova safra. As informações são da Dow Jones.