Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

GRÃOS

Audiência pública sobre a umidade da soja já tem data marcada

O requerimento foi aprovado, nesta quarta-feira (29), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

Audiência pública sobre a umidade da soja já tem data marcada

Atualmente, a umidade dos grãos de soja está fixada em 14%. No entanto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está em processo de revisão da Instrução Normativa nº 11 de 2007, que estabelece o Padrão Oficial de Classificação da Soja, com a proposta de reduzir para 13%.

Diante dessa situação, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) expressou sua preocupação e propôs uma audiência pública para discutir o assunto. “O problema da mudança não se limita a uma redução de 1% na umidade. Estudos indicam que a perda de peso seria de 1,15%, o que significa que a cada 100 kg, o produtor perderia 1,15 kg do peso total. Isso representa um prejuízo significativo para o trabalhador do campo”.

A audiência está agendada para o próximo dia 13 de dezembro, às 10h, na CAPADR. Para abordar o tema, foram convidadas autoridades representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (APROSOJA), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

A finalidade da audiência é promover um diálogo entre todas as partes envolvidas e, principalmente, defender os interesses do produtor rural. Sérgio destacou: “O produtor brasileiro já enfrenta uma série de dificuldades, como logística, armazenagem, tributação e acesso ao crédito. Reduzir seus ganhos só agravaria a competitividade de nossa produção, que já sofre com tantos obstáculos”.