Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avançam as colheitas dos grãos de verão no RS

O percentual de área colhida já ultrapassa os 50%, chegando aos 52% e colocando a atual safra quatro pontos percentuais à frente da média.

Redação (03/04/2009) – As condições meteorológicas favoreceram o processo de colheita no Rio Grande do Sul. Com chuvas ausentes em praticamente todas as regiões produtoras, os arrozeiros aumentaram em 12 pontos percentuais a área colhida, alcançando um total de 47% até o momento. Aproximadamente 40% das lavouras já se encontram maduras e podem ser retiradas das lavouras. Conforme o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, as colheitas seguem apresentando rendimentos bastante expressivos, sendo que em alguns casos ultrapassam os 8 mil kg/ha. Nesse ritmo e sem nenhum percalço com o clima, como o excesso de chuva até o final da colheita, é bem possível que a produtividade média fique acima do estimado atualmente.

No feijão, em decorrência do clima mais seco neste último período, os produtores aceleraram a colheita, aumentando em cinco pontos percentuais a área já colhida no Estado. O desenvolvimento da cultura no geral é bom. Apenas em áreas do Alto Uruguai e Médio Alto Uruguai já há necessidade de precipitações nos próximos dias, para que a umidade se mantenha no solo e permita um término de safra com boas produtividades. O produto colhido até aqui tem bom rendimento e boa qualidade.

A colheita do milho segue dentro da normalidade. O percentual de área colhida já ultrapassa os 50%, chegando aos 52% e colocando a atual safra quatro pontos percentuais à frente da média. Além da área já colhida, o percentual de lavouras de milho já maduras atinge 19%.

Na soja, o tempo seco verificado nos últimos 20 dias não foi muito favorável, uma vez que o percentual de lavouras que necessitam um grau de umidade adequado ainda é bastante elevado (61%), podendo haver alterações nos rendimentos finais caso persistam as condições de deficiência hídrica acentuada. Entretanto, até o momento, os rendimentos obtidos vêm se mantendo constantes e nos patamares esperados, não havendo motivos para alteração na expectativa do rendimento médio em âmbito estadual. A colheita se desenvolve sem problemas, com os produtores intensificando os trabalhos de retirada do produto das lavouras e avançando sobre 9% da área. Atualmente, 30% das lavouras já se encontram maduras e podem ser colhidas a qualquer momento.