Redação (24/03/06)- Cultura tradicional, o milho é um dos produtos que vêm desanimando os produtores devido à sua baixa cotação no mercado. De janeiro de 2004 até fevereiro deste ano, o preço do grão variação apresentou um decréscimo de 29,5%. No revés em relação ao que é necessário à plantação, os insumos continuam a exigir investimentos cada vez mais altos para o cultivo do milho.
Outra relação com o baixo preço está relacionada à economia, pois em 2004 os produtores compravam os insumos com o dólar a R$ 3,10 e comercializavam os produtos com a moeda norte-americana a R$ 2,40. Foram dois anos prejudiciais com a valorização do real em relação ao dólar, pois os produtores compraram insumos com o preço do dólar mais elevado em relação à cotação da moeda estrangeira no momento da venda da produção.
Pedro Mario de Araújo, pesquisador em melhoramento genético do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), disse que vem constatando algumas preocupações dos agricultores, sobretudo quanto ao preço baixo do milho. Mesmo assim, o agricultor tem seu sistema de rotação, diminuindo a área de plantio de milho, mas não deixando de plantar. Ele acrescentou o fato de a redução de custos ser a melhor forma para que ocorra a manutenção do cultivo de milho.