O projeto, intitulado “Lavouras do Brasil”, vai levar ao ar, pelo Canal Rural, ao vivo, 24 horas por dia, imagens de quatro lavouras experimentais de soja localizadas em Maringá, Passo Fundo (RS), Rio Verde (GO) e Campo Verde (MT). Além de ter acesso às imagens das lavouras, os telespectadores poderão ter acesso a análises detalhadas sobre a cultura da soja, incluindo orientações técnicas, meteorológicas e de mercado.
A iniciativa é do próprio Canal Rural em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa ), o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), a agência Safras & Mercado, a Somar Meteorologia, universidades, cooperativas e empresas de assistência técnica.
Durante todo a safra 2009/2010, câmeras de vídeo estarão instaladas nas quatro lavouras que serão cultivadas por equipes de estudantes das universidades, com a orientação de professores e profissionais de cooperativas. Todo o desenvolvimento da cultura da soja será monitorado, desde a definição das estratégias para a safra e o preparo do solo, até a colheita e comercialização do produto