O Brasil espera concluir na próxima semana um acordo com a China para elevar as exportações de milho ao país. A informação é da agência de notícias estatal Xinhua News, que cita a visita que o ministro da agricultura, Antonio Andrade, fará à China.
Andrade, que assumiu o ministério em 16 de março, disse à reportagem que também gostaria de pedir ao governo chinês para suspender a proibição de importação de carne bovina brasileira e elevar o comércio de porco, frango e milho com o país.
Apesar de o Brasil ser o segundo maior vendedor de soja para a China, atrás dos EUA, o país asiático não abriu espaço para maior exportação de milho do Brasil para lá.
Sobre a carne bovina, no ano passado, a China proibiu a importação do Brasil em função de relatos de um caso de vaca louca.
Andrade afirmou que deseja reforçar a cooperação agrícola entre os países e atrair investimentos chineses para os portos e para o setor de infraestrutura brasileiro.
O ministro adicionou que o Congresso Nacional deve votar um projeto de lei para facilitar a participação da China na compra de terras brasileiras.