Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cadeia avícola sofre mudança com transformação de culturas agronômicas

Com o crescimento da produção de etanol de milho, ração de aves podem conter enzimas de nutrição.

Redação (30/03/2009) – O panorama nacional e global para os próximos anos deverá ser marcado por mudanças. Mudanças principalmente nas fontes energéticas (petróleo X biodiesel). Assim sendo, as duas principais culturas agronômicas de interesse na cadeia avícola estarão envolvidas direta ou indiretamente neste cenário.

O milho podendo ser utilizado como fonte de etanol e o óleo de soja como um potencial componente do biodiesel, ou seja, o custo energético (maior componente) em rações avícolas também tende a sofrer mudanças e conseqüentemente a busca por alternativas já é e será ainda mais freqüente. O melhor aproveitamento de nutrientes e principalmente da energia dos ingredientes possibilitará a inclusão das enzimas nas matrizes de formulação com maior facilidade. O conhecimento binômio enzima-substrato, aliado a aspectos econômicos serão as formas mais coerentes de utilização deste aditivo em dietas avícolas.

Estabelecer e monitorar práticas de manejo e nutrição visando melhorar a qualidade dos ovos mantendo um desempenho adequado de poedeiras comerciais trata-se de uma iniciativa urgente para adequar produtores modernos com seu mercado consumidor altamente exigente. Apesar da dificuldade para atrelar o desempenho com qualidade de ovos mediante uma série de relações a longo prazo também é um desafio para pesquisa.