Redação (30/10/2008)- A Câmara Setorial da Soja foi instalada oficialmente nesta quarta-feira (29/10), em Brasília, no auditório da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A entidade será presidida por Rui Prado, que também é presidente da Federação da Agricultura do Mato Grosso (Famato) e da Associação dos Produtores de Soja.
A solenidade contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, do presidente da CNA, Fábio Meirelles, além de representantes de diversas entidades ligadas ao setor rural.
Ao destacar a importância da soja para a economia brasileira, Valdir Colatto afirmou que a instalação da Câmara Setorial da Soja deve contribuir para que o setor tenha uma maior interlocução com o governo diante da crise financeira internacional e da queda nos preços das commodities. Colatto demonstrou apreensão com relação à falta de crédito agrícola para o plantio da safra 2008/2009. “Como o dinheiro não está chegando, os produtores de soja, principalmente do Mato Grosso, estão tendo dificuldades. A Câmara Setorial da Soja surge em momento propício”, frisou.