Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China deve importar 4 mil de toneladas de soja em abril

O país, maior importador de soja do mundo, comprou um recorde de 4,1 milhões de toneladas em setembro do último ano.

Redação (02/04/2009) – A China deve importar cerca de 4 milhões de t de soja em abril, mostrou um levantamento de um instituto oficial nesta quinta-feira, o que seria um volume um pouco acima do mês anterior e o maior nível em sete meses.

O país, maior importador de soja do mundo, comprou um recorde de 4,1 milhões de t em setembro do último ano. As estimativas do Ministério do Comércio mostraram importações em março de 3,8 milhões de t.

Esmagadores chineses provavelmente vão continuar com fortes importações por conta das boas margens para esmagamento de soja importada, disse o Centro Nacional de Informação de Grãos e Óleos da China (CNGOIC na sigla em inglês) em relatório.

Fábricas da província de Heilongjiang, a maior área de soja no país que não têm acesso a importações, suspenderam operações nas últimas duas semanas, induzindo agricultores a venderem sua safra restante a preços menores, disse o centro.

No entanto, elevados volumes de importação de soja além de grandes recebimentos de óleo de soja nos próximos meses poderiam pressionar os preços domésticos, acrescentou.

"Haverá um excesso nos estoques de farelo de soja após esmagadoras ao longo da região costeira aumentarem sua produção em abril assim como em março", disse.