Da Redação 03/12/2002 – O Brasil e a China negociam um acordo para a entrada da soja brasileira no mercado chinês, mesmo com as novas regras sobre transgênicos definidas pelos chineses. O governo chinês comprometeu-se em continuar comprando soja brasileira, desde que o país passe a importar milho da China.
A China está em processo de modificação de suas regras, de modo que há espaço para acertarmos a questão antes de setembro do ano que vem, afirma Sérgio Amaral, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.
A companhia Cofco Grains & Oil Import & Export a maior operadora de grãos da China manteve recentemente conversações com o Brasil para a negociação de milho. Se concretizada, será a primeira vez que os chineses exportam o grão para o Brasil.
Para o Brasil, o acesso ao mercado chinês significa a venda de 3 milhões a 3,5 milhões de toneladas de soja entre os meses de março a junho de 2003, diz um analista.
Os produtores brasileiros não podem obter certificados de soja transgênica porque a produção no Brasil é considerada ilegal. No entanto, há indícios de que o grão seja cultivado clandestinamente.