Da Redação 16/09/2003 – As importações de soja pela China poderão aumentar este mês em relação a agosto. A perspectiva de crescimento da demanda levou os compradores a reforçar os estoques, segundo informou a Cngrain.com em seu site na internet, que não especificou a fonte de suas informações.
Chegaram aos portos chineses na primeira metade deste mês 15 navios carregados com cerca de 825 mil toneladas de soja , comparativamente aos 11 de igual período do mês passado, segundo a notícia. A China, a maior importadora mundial da oleaginosa, determinou no início de agosto que a Cargill Inc., a Bunge Ltd., e outras empresas suspendessem as remessas de soja procedente das Américas. A interdição fez com que o governo norte-americano apresentasse queixa à Organização Mundial de Comércio (OMC). O estoque chinês de soja aumentou significativamente nos últimos dias, para até 3,2 milhões de toneladas, com a autorização de ingresso no país de maior volume de importações do produto, revelou ontem o Centro Nacional de Informações de Grãos e Óleos da China, órgão filiado ao Departamento Estatal de Grãos. A agência não forneceu dados comparativos.
A elevação dos estoques ocorre duas semanas depois de o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, ter dito que o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao lhe prometeu que tentaria pôr fim à proibição à importação de soja. Essa medida interrompeu um intercâmbio do produto no valor de US$ 3,4 bilhões com Estados Unidos, Brasil e Argentina.