Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chuva ajuda safra de grãos no Estado do RS

<p>A chuva registrada no Estado no início da semana foi benéfica para as culturas de verão em regiões como Campanha, Fronteira-Oeste e Zona da Produção.</p>

Redação (08/11/06) –  Os técnicos prevêem aceleração do plantio daqui para frente nos 70 municípios da região de Passo Fundo, onde concentram-se mais de 900 mil hectares de soja e milho.

A precipitação garantiu maior umidade do solo, o que deve assegurar condições ideais de germinação da oleaginosa e impulsionará o seu plantio, prevê o assistente técnico regional de culturas da Emater de Passo Fundo, Cláudio Dóro. Até agora, foram semeados 25% do total estimado. No caso do milho, a chuva revigorou as plantas que já começavam a sofrer com o estresse hídrico nesta fase de crescimento. Além disso, a seca começava a favorecer o ataque de pragas, como a lagarta-do-cartucho.

No arroz, houve recuperação de parte da defasagem do nível dos rios e barragens que irrigam a produção, especialmente em Dom Pedrito, Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana. Nessas regiões, o recuo da área com a cultura é estimado em 50% na safra 2006/07 devido à falta de água. Conforme o agrônomo da regional do Irga em Dom Pedrito, Eloy Cordero, as precipitações da última semana irão auxiliar na germinação do arroz plantado além do que as reservas de água permitiam. As precipitações garantiram ainda um acúmulo de 30 a 50 milímetros nos mananciais da região. Em Dom Pedrito, choveu 120 milímetros e, em Bagé, 100 milímetros no período de sete dias, conforme o Irga.

Segundo os técnicos da Emater/RS, as possíveis perdas pontuais ocasionadas pelo temporal da madrugada de segunda-feira deverão aparecer no levantamento semanal de sexta-feira. O prazo para o envio de dados do Interior para o conjuntural encerra-se na quarta-feira.