Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Chuva paralisa plantio de soja no PR

<p>De acordo com o serviço de meteorologia deverá ocorrer mais chuva na região de Maringá. Volume é 93,95% superior ao do mês inteiro.</p>

O excesso de chuvas no Paraná desde a quinta-feira passada (22/10) paralisou o plantio da soja. Em Maringá, a precipitação foi de 218 milímetros em outubro (até o dia 19), volume 93,95% superior ao calculado no mês inteiro em 2008.

O volume de chuvas já é o maior dos últimos quatro anos para o mês de outubro na região, segundo a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Joaquim Girardi, explica que a chuva impede a entrada de máquinas na lavoura.

“É preciso esperar cerca de três dias para a terra secar e, como existe previsão de chuva até quinta-feira, o plantio só deve ser retomado na próxima semana”, diz Girardi.

A formação de lama é um problema não apenas para os tratores e máquinas de plantio. Em alguns casos é preciso refazer o solo danificado pela chuva. Para áreas em que já havia sido feito o plantio há algumas semanas, Girardi afirma que pode ocorrer o fenômeno do “selamento”, dificuldade da planta em alcançar a superfície devido à camada de lama. “O selamento é reversível se o sol for capaz de promover o enxugamento do solo”, comenta o agrônomo.

No restante da semana, de acordo com a meteorologia, deverá ocorrer mais chuva na região de Maringá. O elevado volume de precipitação seria bem-vindo nos 30 dias após o plantio da soja, fase em que a planta precisa de umidade. Na maioria dos municípios do Estado, o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura recomenda que a semeadura seja feita de 1º a 31 de outubro.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), deverão ser plantados 231 mil hectares de soja nos 29 municípios da região de Maringá. No ano passado foram de 222.686 hectares.

Na safra anterior foram colhidas 421,635 mil toneladas do grão. Para o atual ciclo, o Deral estima entre 647 mil e 693 mil toneladas de soja. Em todo o Estado, a expectativa é de colher 4,3 milhões de hectares. A área de soja deverá aumentar 7,7% no Paraná, ocupando regiões antes destinadas ao plantio de milho.