Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chuvas evitam prejuízos à safrinha de milho em Dourados (MS)

<p>As chuvas que caíram nessa quinta-feira (26-04) no Sul do Mato Grosso do Sul chegaram na hora exata, evitando maiores prejuízos na produtividade do milho safrinha. Elas foram consideradas de fraca intensidade, suficientes apenas para aliviar os efeitos da falta de água nas lavouras ainda não prejudicadas com a seca.</p>

Redação (27/04/07) – A primeira precipitação em Dourados ocorreu por volta de meio-dia, quando a frente fria chegou à região. De acordo com agricultores, a chuva variou de oito a dez milímetros, dependendo da área. Mas as previsões eram de 20 a 30 milímetros ao longo do dia. Em Ponta Porã começou a chover logo cedo.

O milho safrinha está em diferentes estágios, por isso as perdas podem variar de uma lavoura para outra. Um produtor da região do Guassu, por exemplo, plantou 650 hectares e 90 delas se perderam totalmente depois de um mês sem chuva, como citou ontem o agrônomo Sérgio Luiz Miranda. Alguns técnicos estimam perdas hoje de 20% no rendimento.

Os agricultores vinham alertando que se não chovesse nos próximos quatro ou cinco dias, a extensão dos prejuízos seria maior. A estiagem prejudica o desenvolvimento dos grãos, deixando as espigas pequenas, afetando, assim, o rendimento médio. Uma grande parte das lavouras está ainda em fase de desenvolvimento vegetativo ou em floração.

Esse quadro de dificuldades afeta todos os municípios agrícolas na região sul. Somente em Dourados foram plantados 90.000 hectares de milho de inverno neste ano, por isso uma quebra causaria maior impacto na produção e financeiro.

A assistência técnica reunida no IBGE neste mês previu uma produtividade menor da safrinha em Dourados por causa da seca. Esse quadro se repetirá em outros municípios. O rendimento médio foi calculado em 3.600 quilos por hectare (ou 60 sacas), quando o normal seria 4.200 kg (70 sacas).

As chuvas de ontem também ajudaram a cultura do trigo, que foi plantada em abril e precisava de umidade para a germinação.