Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Chuvas irregulares e valorização do dólar elevam preços da soja

De acordo com um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário, aliado à valorização do dólar em relação ao Real, resultou em um aumento nos preços da oleaginosa na última semana.

Chuvas irregulares e valorização do dólar elevam preços da soja

As chuvas irregulares, principalmente nas regiões do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, estão impactando as atividades de semeadura da safra 2023/24 da soja no país. De acordo com um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário, aliado à valorização do dólar em relação ao Real, resultou em um aumento nos preços da oleaginosa na última semana.

A combinação desses fatores teve como consequência uma limitação na queda dos preços médios ao longo do mês de setembro. As oscilações climáticas têm preocupado os agricultores brasileiros, especialmente em áreas-chave de produção de soja. Atrasos no plantio podem afetar o desenvolvimento das lavouras e, eventualmente, a produção total.

No mercado internacional, o avanço na colheita da safra 2023/24 da soja nos Estados Unidos exerceu pressão sobre as cotações futuras em setembro. No entanto, a piora nas condições das lavouras norte-americanas e a sólida demanda pelo grão dos EUA ajudaram a sustentar os preços na última semana do mês, impedindo uma queda significativa na média mensal.

A incerteza climática no Brasil e os eventos relacionados à safra dos Estados Unidos continuarão a ser monitorados de perto, uma vez que desempenham um papel crucial na dinâmica dos preços da soja nos mercados doméstico e internacional.