Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima favorece lavoura de milho e soja no Centro-Oeste e Sudeste

<p>O acompanhamento define uma escala de impacto das chuvas sobre as lavouras que vai de 3 a +3 graus.</p>

Redação (03/10/2008)- Estudo divulgado pela Conab indica que os agricultores das regiões Centro-Oeste e Sudeste terão boas perspectivas de mercado com o plantio de soja e milho. O segundo Boletim Agroclimático de Avaliação dos Impactos na Cultura, que é laborado a cada três meses, mostra que as lavouras destas regiões serão beneficiadas neste trimestre com chuvas oscilando entre normal e pouco acima da média histórica.

O acompanhamento define uma escala de impacto das chuvas sobre as lavouras que vai de –3 a +3 graus. Por esta tabela, o comportamento para este trimestre está em +2, o que significa um cenário favorável para o plantio. “O clima indica que não haverá atraso na semeadura. É o primeiro indício de uma boa safra”, explica o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Airton Camargo.

As informações sobre o impacto climático serão agora confrontadas com a previsão da produção em cada estado. Esse trabalho será apresentado na primeira divulgação de intenção de plantio da safra 2008/09, na próxima quarta-feira (8). As informações são da assessoria de imprensa da Conab.