Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos - Mercado Interno

Clima favorece soja no Rio Grande do Sul

As lavouras de soja estão em fase final de desenvolvimento vegetativo no Rio Grande do Sul.

Clima favorece soja no Rio Grande do Sul

As lavouras de soja estão em fase final de desenvolvimento vegetativo no Rio Grande do Sul, segundo relatório divulgado hoje pelo serviço de extensão rural e assistência técnica (Emater/RS). Os técnicos relatam que a maior parte da área plantada está em fase de florescimento e formação de vagens/grãos (79%) e apresentam “ótimo desenvolvimento em função das condições climáticas registradas até agora”.

Segundo eles, a boa umidade presente no solo tem propiciado uma boa fixação das vagens, assim como um elevado número por planta, fator importante na determinação da produtividade final das lavouras. Eles ressaltam que o regime de chuvas das próximas semanas será decisivo para a garantia de uma boa produção gaúcha de soja.

Em relação à sanidade das lavouras, eles observam que apesar de confirmada a presença de focos de ferrugem asiática, a situação pode ser considerada sob controle. Os produtores estão realizando tratamentos preventivos, tanto com fungicidas químicos quanto fisiológicos. Quando à presença de lagartas, a incidência é considerada baixa até o momento, dizem os técnicos.

Na análise de mercado, os técnicos afirmam que na semana não houve alterações significativas nas cotações da soja, com a saca cotada em média a $ 53,88 ao produtor, valor inferior aos R$ 58 a saca registrado em igual período do ano passado.