Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima pressiona

<p>Geada no Sul apressa colheita da safra de grãos de verão.</p>

Da Redação 24/05/2005 – A geada nos últimos três dias impulsionou o final da colheita da safra de grãos de verão, que estava atrasada devido às chuvas da semana anterior no Rio Grande do Sul. Segundo o agrônomo Dulphe Pinheiro Machado Neto, da Associação Riograndense de Empreendimentos, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a única lavoura a sofrer com a geada no momento é a do milho, plantada no início de março.

O milho da entressafra está em época de floração, mas “não havia grandes expectativas por parte dos agricultores com essa lavoura, que deverá ser aproveitada como alimento para o gado”, explicou o agrônomo. Agora, acrescentou, a agricultura gaúcha se volta para o plantio das culturas de inverno, a partir da próxima semana.

Trigo, cevada, centeio e aveia gostam do frio, mas sem umidade explicou.

De acordo com os dados do acompanhamento da semana anterior da Emater, o percentual de lavouras de soja colhidas estava em 88% da área. A colheita do milho também evoluiu pouco, alcançando 77% das lavouras, e a safra da segunda colheita de feijão se aproxima do final em ritmo lento, assim como nas demais culturas. O total colhido é de 82%, com rendimento de três e sete sacas de 60 quilos por hectare. A área colhida deverá ficar em torno de 17,5 mil hectares, 60% inferior à média do plantio tradicional.

Os técnicos informam que as colheitas acabaram revelando rendimentos superiores aos estimados inicialmente, que contabilizavam as perdas causadas pela estiagem.