Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Colheita de milho safrinha alcança 39,1% em Mato Grosso do Sul

A produção total do cereal de segunda safra este ano deve chegar a 6,9 milhões de toneladas no Estado, segundo a Aprosoja/MS.

Colheita de milho safrinha alcança 39,1% em Mato Grosso do Sul

A colheita da segunda safra de milho (também chamada de “safrinha”) em Mato Grosso do Sul já alcança 39,1% da área plantada, segundo informações da Aprosoja/MS, associação que representa os produtores de soja e milho do Estado.

Apesar de a produtividade do grão chegar a 95 sacas por hectare no norte de Mato Grosso do Sul, é no sul, onde o rendimento é de 85 sacas por hectare, que a produção é mais volumosa. Segundo a Aprosoja/MS, o sul do Estado concentra mais de 70% da oferta de milho safrinha na atual temporada 2012/13. A expectativa é que essa região colha 4,9 milhões de toneladas, em uma área de 967 mil hectares. A produção total na safrinha deste ano em Mato Grosso do Sul deve chegar a 6,9 milhões de toneladas.

Segundo Leonardo Carlotto,  analista da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), além da extensa área destinada ao cultivo do grão, o sucesso da produção sulina está relacionado à distribuição favorável das chuvas e à geografia da região. “O solo é rico em nutrientes e a linearidade topográfica privilegia o cultivo”, diz Carlotto.

Maracaju é o principal município produtor de milho do Estado, com previsão de colheita de um milhão de toneladas na safra 2012/13. Em seguida estão os municípios de Sidrolândia e Dourados, com 633 mil e 610 mil toneladas, respectivamente.