Redação (02/05/07) – O ritmo está adiantado em comparação à média histórica nesta época do ano (69%), de acordo com levantamento feito pela Emater/RS. Apesar da ocorrência de doenças de fim de ciclo em algumas lavouras, a produtividade média do Estado (2.366 kg/ha) não deve ser afetada, observou a entidade, em relatório da agropecuária gaúcha.
Segundo dados da Emater, o Estado deve colher 9,150 milhões de toneladas de soja, com aumento de 21% em comparação à safra passada. No mercado gaúcho, o preço pago ao produtor caiu 0,99% nesta semana, para R$ 27,08 pela saca de 60 quilos. A safra gaúcha ainda tem 3% da área em fase de enchimento de grãos e 18% prontos para a colheita.
No caso do milho, a colheita do cereal segue lenta, pois os agricultores estão dando prioridade à colheita da soja. Nas pequenas propriedades, o cereal encontra-se quase todo dobrado na lavoura e sendo colhido conforme a necessidade dos agricultores.
A lavoura no Estado encontra-se com 61% colhidos e 23% maduros e por colher. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Copyright © 2007 Grupo Estado. Todos os direitos reservados.