Está iniciada a colheita de soja da safra 2009/2010, na área de ação da Cooperativa Agroindustrial (Coopavel), de Cascavel, no oeste do Paraná. Os trabalhos tiveram início entre 10 e 12 de janeiro, mas como choveu nesses últimos dias, a colheita foi paralisada em 1%. Como a previsão para os próximos três dias é de tempo bom, a expectativa é que a colheita ganhe novo impulso.
De acordo com Sérgio Dalla Costa, coordenador técnico da Coopavel, as primeiras colheitas vão confirmando 3,3 mil quilos por hectare, desempenho que supera a última temporada (3 mil quilos por hectare) e a média histórica de anos anteriores (3,1 mil a 3,2 mil quilos por hectare). A previsão, no entanto, é de produtividade ainda maior, com a soja atingindo 3,6 mil quilos por hectare de média final.
“O potencial da lavoura é muito bom. Tem chovido bastante desde dezembro e o produtor investiu em tratos culturais, aplicou fungicida na hora certa e a única preocupação é com a ferrugem asiática”, relata o agrônomo.
As lavouras sob atuação da Coopavel estão em floração (20%), formação de grãos (60%) e em maturação (20%). O percentual em colheita (20%) é de variedade precoce, mas juntando as variedades precoce e semiprecoce o índice sobe para 60%, área que segundo a Coopavel, deve ser colhida até 20 de fevereiro.
Ainda acordo com o agrônomo coordenador da área técnica, embora constantes, as chuvas não chegam a ser excessivas e não trazem maiores preocupações aos produtores.