Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Começa colheita da safra de grãos em MG

Apenas quem fez a opção pelos cultivares precoces, de olho na safrinha de milho e sorgo, já tem condições de colher.

Redação (05/03/2009) – Segundo Willy Gustavo de la Piedra Mesones, coordenador técnico regional da Emater de Uberaba, apenas quem fez a opção pelos cultivares precoces, de olho na safrinha de milho e sorgo, já tem condições de colher. “Estes lavouristas plantaram mais cedo, em outubro, e em novembro e dezembro enfrentaram dificuldades, devido à estiagem. Mas, mesmo com este problema que gerou perdas de produtividade para alguns agricultores, o quadro geral da safra não será afetado e o saldo final do município será bom”, garante.

Apesar da previsão otimista, Willy Gustavo não visualiza crescimento na produtividade. “Apesar de manter praticamente igual o tamanho da área plantada, a região de Uberaba, assim como o restante de Minas Gerais e seguindo a tendência nacional, terá diminuição de 6% da produção, que é o total colhido”, explica. “Por isso, a produtividade, ou seja, a quantidade do produto colhido por área também deverá ser menor, apresentando queda próxima a este mesmo percentual”, completa.

De acordo com o coordenador técnico regional da Emater, da área que vai de Ibiá a Carneirinho, os principais motivos para esta pequena oscilação negativa são a crise financeira, que reduziu a quantidade de empresas que compram antecipadamente parte da produção, e o significativo aumento do preço dos insumos. “A elevação dos valores de agrotóxicos e fertilizantes fez com que os produtores investissem menos nas compras destes produtos. Consequentemente, eles tiveram mais perdas nas suas plantações”, afirma.

Ainda conforme Willy, a alta de insumos provocou o encarecimento em 70% dos agrotóxicos e em mais de 100% dos fertilizantes. Este segundo elemento teve seu preço mais que dobrado. “É claro que esta condição interfere diretamente na produtividade”, finaliza.