Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Comercialização da soja

<p>Menos de 6% da safra de soja resta para ser vendida em Mato Grosso. O equivalente a 900 mil toneladas.</p>

Mato Grosso encerrou o mês de julho com pouco mais de 900 mil toneladas de soja da safra 2008/09 restando para serem comercializadas, equivalente a 5,5% da produção total da oleaginosa. O balanço é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado. O Imea mostra que esta é a primeira vez que as vendas do atual ciclo superam a realizada no mesmo período.

“Apesar da comercialização ter se iniciado mais lenta nesta safra, o incremento de vendas no período de safra, mais a necessidade de custear, com recursos próprios, a próxima safra e os bons preços praticados até o início deste mês fizeram com que pela primeira vez em 13 meses as vendas da safra atual superassem as do mesmo período”, cita a análise.

Conforme os dados divulgados pelo instituto, em julho de 2008 faltavam 6,7% da safra 2007/08 para serem negociados pelos produtores mato-grossenses.

No tocante às vendas efetuadas junto aos diferentes países e blocos econômicos, Mato Grosso tem quebrado recordes em suas exportações, impulsionadas pelas vendas do grão in natura. Em seis meses do ano foram embarcadas 9,65 milhões de toneladas de todo o complexo.

O Imea cita que o farelo, em especial, teve um crescimento de 24% comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando um volume de 1,91 milhões de toneladas. Já o óleo apresentou aumento de 23% frente ao mesmo período de 2008.