Redação (05/04/07) – Estiveram no gabinete o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, o presidente da Fenamilho, Wilson Luis Pippi, a rainha Caroline Bayer e as princesas Karine Rigon e Viviane Holzbach, além do produtor cultural Alberi Flores Júnior.
Nascimento ressaltou a importância das atividades que poderão ser vistas pelas milhares de pessoas que visitarem os estandes da Fenamilho, que se realizará em Santo Ângelo de 28 de abril a 6 de maio. Entre os destaques que a Emater/RS-Ascar exibirá está a 2ª Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar. "Nossos extensionistas constataram que a apresentação feita pela Instituição na primeira edição serviu para que muitos agricultores da região implementassem em suas propriedades muitas alternativas apresentadas, servindo de estímulo para darmos continuidade ao trabalho", frisou.
Entre os temas que a Emater/RS-Ascar abordará em seu espaço estão o resgate da importância do milho, inclusive com envolvimento das famílias e o uso do grão pelos índios. A bioenergia, a grande pauta do momento, recebe espaço importante para a produção de energia renovável e limpa, com área altamente produtiva, portanto alternativa viável para a região. O cultivo em ambiente protegido é mais uma proposta para conscientizar os agricultores com a utilização exclusiva da água, na produção de hortigranjeiros.
"Considerando que a monocultura hoje existente em nossa região inviabiliza a pequena propriedade, a diversificação, com a transformação de produtos na propriedade, agregando valor, dá a sustentabilidade para a agricultura familiar, e vamos aproveitar a Fenamilho para mostrar a importância de os produtores assistidos pela Emater/RS-Ascar introduzirem outras alternativas", observou Nascimento.