Redação (04/12/2007)- O preço das commodities agrícolas poderá subir cerca de 50% no ano que vem devido à escassez do produto e à forte demanda das economias emergentes da Ásia, disse a Schroders Plc..
Os preços do milho e do óleo de palma subirão devido à procura por etanol e óleos vegetais para a fabricação de biocombustíveis, enquanto que os da soja e do café poderão avançar devido à redução dos estoques, disse Christopher Wyke.
"O equilíbrio entre oferta e demanda para essas commodities está muito apertado, o que significa que elas estão vulneráveis a quaisquer reveses na produção", disse.
Os preços das commodities, cujo aumento está superando o das ações e dos bônus este ano, após o petróleo bruto, o trigo e o chumbo terem alcançado recordes de preço históricos, poderão superar outras classes de ativos em 2008, à medida que os Estados Unidos entram em recessão, segundo Wyke.
O Índice UBS Bloomberg Constant Maturity Commodity, de 28 contratos futuros, deu um retorno de 18 por cento este ano, comparativamente ao avanço de 4,4 por cento do Índice Standard & Poor"s 500 de ações.