A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar, na próxima terça-feira (16), um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para a venda e o escoamento de 1 milhão de toneladas de milho da safra 2012/2013. O prêmio será pago ao produtor rural ou à cooperativa arrematante que estejam sediados em alguns municípios do Mato Grosso e comprovem a venda e o escoamento do milho em grãos para avicultores, suinocultores, bovinocultores, cooperativas de criadores, indústrias de ração e comerciantes do grão.
Esta é primeira operação resultante da Portaria nº496, do Ministério da Agricultura, publicada no Diário Oficial na segunda-feira (8), que autoriza um recurso de R$ 700 milhões para apoio à comercialização do milho. O objetivo do governo é sustentar o preço do cereal, que vem sendo comercializando abaixo do custo de produção, e também garantir o escoamento para aliviar a pressão que a entrada da safra recorde no mercado exerce sobre os preços.
De acordo com as regras do leilão de Pepro, os arrematantes deverão comprovar o escoamento do milho, que não poderá ter como destino final os estados que compõem as regiões Sul, Sudeste (exceto norte de Minas Gerais e os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, para onde o escoamento será permitido) e Centro-Oeste, e ainda os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins. O produto vinculado à operação, deverá ser produzido e estar depositado na Unidade da Federação em que foi arrematado o respectivo lote. Para esta operação, será considerado o preço mínimo de R$ 0,217/kg, livre de tributos e descontos.