A Conab vai acompanhar, a partir da próxima quinta-feira (06), a instalação do canteiro de obras do novo armazém graneleiro em Uberlândia (MG). Para a construção, o governo federal destinou à estatal investimentos da ordem de R$ 36 milhões. “Além da ampliação de100 mil toneladas da capacidade estática da rede própria de armazenagem da Companhia, as obras devem gerar,nos próximos 12 meses, 250 empregos diretos e 300 indiretos”, diz odiretorde Operações e Abastecimento, Rogério Colombini.
A Conab atualmente 179 armazéns, em 96 unidades de armazenagem por todo o país, com capacidade total de armazenagem (granel, convencional e frigorífica) de 2.164.730 toneladas. Colombini,estará acompanhando pessoalmente o início das reformas em Uberlândia, por tratar-se de “uma prioridade do plano estratégico da empresa, que aumentará a capacidade de formação de estoques públicos de alimentos”. Ele observa que a construção do armazém está em sintonia com ações macro emcurso na esfera do governo federal, em especial do Ministério da Agricultura, tais como: buscado aumento da produção agrícola para os próximos anos-safra, aliada à consistente continuidade dos programas voltados para as políticas sociais e os vinculados ao abastecimento e a regulação do mercado de grãos.
Segundo Colombini, os recursos são do Tesouro Nacional. Ele ressalta a importância do investimento em mais uma retomada de obra pública paralisada no país, já que esse armazém foi iniciado em 1989, mas ficou parado por 20 anos. Ele observa, ainda, que a construção constitui elemento de contribuição no combate aos efeitos da crise econômica mundial no país, porque movimenta a economia local e gera empregos.