Redação (21/11/2008)- O primeiro foco de ferrugem asiática na safra brasileira 2008/09 foi confirmado no último dia 18 de novembro, em Senador Canedo, município localizado a cerca de 20 Km de Goiânia, GO. A confirmação veio da Agência Rural, entidade integrante do Consórcio Antiferrugem.
O foco foi encontrado em uma Unidade Alerta da Agência Rural, na cultivar Monsoy 6101. Segundo a fitopatologista da Agência Rural, Cláudia Pimenta, a lavoura onde o foco foi encontrado está em estádio R5 (formação de grãos). O foco já foi retirado do local para evitar disseminação do fungo Phakopsora pachyrhizi.
Segundo Cláudia Pimenta, a maioria dos produtores da região ainda está no início do plantio. "Os produtores que já iniciaram o plantio devem ficar atentos, pois o primeiro foco já apareceu", alerta. De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, como a maior parte das lavouras de soja implantadas na região ainda está no estádio vegetativo, o produtor deve intensificar o monitoramento e ficar alerta para o aparecimento de focos de ferrugem asiática.