Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Correria na lavoura

<p>Os agricultores de Mato Grosso do Sul correm contra o tempo para aproveitar a umidade trazida pela chuva e terminar o plantio do milho safrinha.</p>

Da Redação 28/04/2005 – Os agricultores de Mato Grosso do Sul correm contra o tempo para aproveitar a umidade trazida pela chuva e terminar o plantio do milho safrinha.

A chuva chegou tarde na região sul do Estado. A época indicada para o plantio era até o começo de março. Mesmo assim, tem produtor arriscando. Mauro Petelim ainda está plantando. O milho deve ocupar uma área de cem hectares na propriedade que ele arrenda.

“Para ver se nós tiramos o respaldo para poder cobrir uma lavoura que já perdeu para trás. Se, de repente, você perde essa também, o prejuízo é, com certeza, maior” falou Petelim.

Mesmo quando o sol já está se pondo, o trabalho no campo não pára. Mas o que os produtores rurais não têm bem certeza é se todo esse esforço vai mesmo valer a pena. É que quem está plantando a partir de agora pode correr riscos com a geada e ainda tem mais um problema: os bancos não vão financiar estas lavouras.

“Está fechado o financiamento para quem está plantando a partir de agora, que não é época recomendada mais para o plantio” justificou José Dias Neto, gerente de banco.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, até agora, apenas 60% da área prevista para o milho safrinha foi plantada.