Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cotação do milho dispara e sobe 6,8%

<p>O principal motivo para a disparada foi o temor dos investidores da alta nos preços.</p>

Redação (10/10/06) – Mercado teme que o trigo tome área de plantio do cereal nos EUA e no mundo. As cotações de milho tiveram uma alta de 6,8% ontem na Bolsa de Chicago , puxadas pela disparada do trigo, que subiu 6,2% (ver matéria página B-12). O principal motivo, segundo analistas, foi o temor dos investidores de que a alta nos preços do trigo faça com que os produtores, principalmente nos Estados Unidos, desistam do grão em detrimento do outro cereal.

Os preços do cereal encerraram o pregão valendo 289,50 centavos de dólar por bushel (US$ 113,9 por tonelada) para março do próximo ano.

“São dois cereais com os estoques baixos no mundo. A pergunta é: quem vai roubar área de quem?”, disse a analista da Agência Rural Fernando Murato. Segundo ele, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) deverá divulgar, no próximo dia 12, uma previsão de aumento na produção de soja e diminuição na safra de milho.

Açúcar As cotações do açúcar refinado subiu em Londres após o aumento dos valores pagos pelo petróleo. “O preço do açúcar ainda está exposto à situação do petróleo”, disse Jonathan Kingsman, executivo da corretora Société J Kingsman.

O primeiro contrato da Bolsa de Londres encerrou o dia cotado a US$ 354,90 por tonelada, variação de 3,8%. Em Nova York, o produto fechou o pregão valendo 11,66 centavos de dólar por libra-peso, valorização de 3%.

As cotações do açúcar também estão sendo impulsionadas por especulações de que o Brasil, principal produtor mundial da commodity agrícola, deve destinar uma fatia maior de sua safra para a produção de etanol.