Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Cotações internacionais estimulam venda antecipada da soja no RS

Alto preço do dólar impulsiona a venda antecipada do grão. Cerca de 20% da safra futura foi vendida antes mesmo de ser plantada.

Cotações internacionais estimulam venda antecipada da soja no RS

Em uma propriedade em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, 570 hectares estão sendo preparados para receber a plantação da soja que deve iniciar em novembro. Do total que espera colher, o agricultor Sílvio Hose já vendeu antecipadamente parte da safra.

Segundo a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado, 20% da safra que ainda será plantada no final do ano já foi comercializada. As vendas são feitas na Bolsa de Valores do Brasil, mas o preço sofre influência direta da Bolsa de Chicago, nos Estados Unidos.

As vendas da próxima safra de soja são incentivadas pela expectativa de uma colheita maior e pela alta cotação do grão no cenário internacional. De acordo com analistas de mercado, a comercialização futura que deveria começar em agosto, iniciou ainda em junho aproveitando a situação do mercado.

O preço médio da saca de soja que está sendo vendida no mercado futuro é de R$ 61, valor quase 30% maior que o oferecido na safra passada.

“O produtor está aproveitando porque isso é equivalente a US$ 30 a saca. Na relação custo de produção X preço, apesar da alta dos insumos, o cenário ainda é muito bom”, explica Aníbal Bastos, analista de mercado.