Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cotrel realiza debate sobre milho

Especialistas na área de produção de milho estiveram reunidos no seminário Milho Brasil Sul.

Da Redação 29/05/2003 – Especialistas na área de produção de milho estiveram reunidos por dois dias, até ontem (28), em Erechim, no seminário Milho Brasil Sul, promovido pela Cotrel, divulgando tecnologias e informações sobre adubação, cultivares, espaçamento e controle de pragas para produtores de 75 municípios da região Sul.

O professor de Produção Vegetal da Esalq/SP, Durval Dourado Neto, na palestra ”Estratégia para minimizar riscos e perdas pela seca” destacou a importância da análise da temperatura e soma calórica do híbrido para saber o período de florescimento e semeadura. ”Tudo para reduzir o risco de estiagem na época mais importante da produção”.

Para climas com temperaturas mais altas, diz, é recomendado o híbrido tardio, e nos climas mais frios, o superprecoce. Durval observou ainda o uso da adubação nitrogenada e a adequação da propriedade em função do ambiente. ”Se a área for irrigada é preciso 70 mil plantas/ha. Do contrário são necessários de 55 a 60 mil plantas por hectare.”

A região da Cotrel, que abrange 32 municípios, já colheu 85% da safra 2002/2003, afirma o vice-presidente, Luiz Paraboni F, que destaca ”a produtividade de 5,2 mil kg/ha”.