Em seu segundo levantamento de acompanhamento da safra brasileira de grãos 2011-2012, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) identificou um maior crescimento na intenção de plantio de algodão e soja no Piauí, principalmente na região dos Cerrados.
A área de plantio de algodão deverá crescer de 36 a 45%, contra o limite de 36% identificado no primeiro levantamento, realizado no mês de outubro. A de soja, cujo crescimento inicial seria de 4 a 6%, deverá crescer de 6 a 10%.
A cultura do algodão, que na safra 2010-2011 registrou o maior crescimento percentual da produção agrícola do Piauí, este ano deverá ocupar uma área de 25,8 mil hectares. Na safra anterior foram plantados 17,8 mil hectares.
Com o crescimento de 10% previsto no último levantamento, a área plantada de soja deverá chegar a 422 mil hectares, contra os 383,6 mil hectares da safra passada. As culturas do milho, arroz e feijão não foram ainda avaliadas porque o início do plantio ainda vai demorar. Além do mais, há a questão meteorológica, decisiva para o sucesso da produção agrícola.
O levantamento não projeta números definitivos porque só agora está começando a fase de plantio na região Sul do Estado. A partir de fevereiro do próximo ano os técnicos da Conab terão uma visão mais próxima da realidade.