Redação (13/11/2008)- Diferentes palestras de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) compõem curso sobre boas práticas agrícolas para as duas culturas que será ministrado em três cidades na próxima semana. Aracaju-SE, Fortaleza-CE e Sinop-MT recebem o curso, que é voltado para extensionistas rurais e técnicos que trabalham com produção agrícola.
Entre segunda (17 de novembro) e quarta (19), o curso acontece no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE). Serão feitas palestras técnicas sobre temas como fertilidade do solo, manejo integrado de insetos, integração lavoura-pecuária, mecanização e economia de mercado de milho e sorgo. Além de pesquisadores e um técnico da Embrapa Milho e Sorgo, na capital sergipana farão palestra os pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson Lemos de Carvalho e Ivênio Rubens de Oliveira. Eles falarão sobre recomendações de variedades e híbridos de milho para o Nordeste.
De quarta a sexta (21 de novembro), o curso acontece em Fortaleza, tem, basicamente, o mesmo conteúdo e os mesmos palestrantes e está marcado para o auditório da Embrapa Agroindústria Tropical. Já entre sexta e domingo (23 de novembro), o curso será em Sinop. O conteúdo é parecido; uma atividade diferente em relação às outras duas cidades são visitas técnicas programadas a propriedades rurais da região que trabalham, entre outros, com milho e integração lavoura-pecuária.
Contextualização – As culturas do milho e do sorgo têm apresentado, nas últimas safras, aumento na produção e na produtividade. Algumas regiões do Brasil têm se destacado e, em outras, os números podem ser ainda melhores. A realização dos cursos sobre boas práticas agrícolas pretende contribuir para que o conhecimento que a Embrapa gera em seus centros de pesquisa seja compartilhado com profissionais que lidam, diretamente, com essas duas culturas no campo.
De acordo com o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Milho e Sorgo, Derli Prudente Santana, "o objetivo é formar multiplicadores sobre sistemas de produção de milho e de sorgo, para incentivar o uso de boas práticas agrícolas na produção destas duas importantes culturas agrícolas. Como consequência, espera-se que o conhecimento repassado aos extensionistas e aos técnicos contribua para o incremento da produtividade e da oferta desses cereais no Nordeste e no Centro-Oeste brasileiros".
SERVIÇO
O que: I Curso de Boas Práticas de Milho e Sorgo
Onde e quando: Aracaju-SE (entre 17 e 19 de novembro); Fortaleza-CE (de 19 a 21 de novembro) e Sinop-MT (entre 21 e 23 de novembro)
Palestrantes: pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo Álvaro Vilela Resende, Antônio Marcos Coelho, Décio Karam, Derli Prudente Santana, Elizabeth de Oliveira, Flávio Tardin, Israel Alexandre Pereira Filho, Ivan Cruz, Jamilton Pereira dos Santos, Jason de Oliveira Duarte, José Avelino Santos Rodrigues, José Carlos Cruz, Miguel Marques Gontijo, Paulo Afonso Viana, Ramon Alvarenga e Rodrigo Veras da Costa e o técnico João Batista Guimarães Sobrinho