Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dados sobre a safra

Milho tem maior aumento, mas soja continua em primeiro lugar no ranking da produção agrícola brasileira de 2003, revela IBGE.

Da Redação 25/11/2005 – O milho apresentou aumento de 34% na produção em 2003, atingindo 48,3 milhões de toneladas e afastando o risco de desabastecimento que vinha ocorrendo nos últimos anos, pela diminuição da área plantada em detrimento de culturas mais rentáveis, como a soja. Primeiro lugar no ranking da produção agrícola desde 2002, a soja teve 23% de aumento na produção, alcançando 51,9 milhões de toneladas, e 13% de expansão na área plantada.

Esses dados se destacam na pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal de 2003, que traz resultados das lavouras temporárias e permanentes, por produto agrícola, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação. O CD-ROM que acompanha a publicação traz ainda tabelas por mesorregiões, microregiões geográficas e municípios, com informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção.

O principal motivo para o crescimento do milho foi a 2a. safra, que aumentou em área plantada e obteve excelente produtividade com a boa distribuição das chuvas. A área plantada, em todo o ano, atingiu 13,3 milhões de hectares. Quase a metade das 48,3 milhões de toneladas de grãos produzidos estão na região Sul (24,1 milhões de toneladas), sendo o estado do Paraná o principal produtor, responsável por cerca de 27% da produção nacional. Entre os municípios, Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, se destaca como principal produtor, superando Jataí em Goiás, que ficou em segundo lugar.

Sorriso, maior município produtor de soja, alcançou 1,6 milhão de tonelada em 2003

Entre os estados, o Mato Grosso é o maior produtor de soja, responsável por 24,97% da produção brasileira, seguido por Paraná (21,21%), Rio Grande do Sul (18,45%) e Goiás (22,17%). Entre os municípios, Sorriso (MT) é o maior produtor e obteve crescimento de 8% em relação à safra anterior, atingindo 1,6 milhão de tonelada, o que representou 12,34% da produção estadual. O município possui o melhor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Mato Grosso. Com o desenvolvimento da agricultura no estado, alguns municípios apresentaram taxas de crescimento anual da população bem acima da taxa estadual (2,4% ao ano), com destaque para o município de Sapezal, que obteve taxa anual de 21,51% nos últimos anos.

O sorgo, cultivado em rotação de cultura com a soja, também merece destaque no Centro-Oeste e vem sendo uma alternativa em substituição ao milho 2a. safra, por ser mais resistente às adversidades climáticas. Em 2003, houve um aumento de 129,4% na produção em relação à safra anterior, mas a produtividade brasileira ainda é baixa (2.394 kg/ha) quando comparada a de outros países. Goiás é o maior estado produtor, responsável por 35,37% da produção nacional. Entre os seus municípios, Rio Verde, que também é o maior produtor de soja de Goiás, é o principal, respondendo por 19% da produção do estado.