Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

De olho no milho, Conab revisa para cima colheita de grãos

Segundo a Conab, cerca de 35 milhões de toneladas de milho devem ser colhidas na primeira safra, concentrada no primeiro trimestre.

De olho no milho, Conab revisa para cima colheita de grãos

Como já havia antecipado o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, na terça-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima sua expectativa para a produção agrícola da safra 2012/13.

De acordo com a autarquia, o país vai colher quase 185 milhões de toneladas de grãos e fibras neste ano. Trata-se de um aumento de 4,6 milhões de toneladas ou 2,5% em relação à estimativa anterior, divulgada em janeiro. Na comparação com a safra passada, castigada pela estiagem no Sul e no Nordeste, o acréscimo é de 18,82 milhões de toneladas ou 11,3%.

A principal mudança nas projeções do governo para 2012/13 diz respeito à colheita do milho. Para a Conab, a produção do grão neste ano deve ser 3,8 milhões ou 5,3% maior do que se esperava em janeiro. Se a expectativa se confirmar, o Brasil vai colher 76 milhões de toneladas de milho neste ano, superando em 3 milhões de toneladas ou 4,2% o recorde do ano passado.

Segundo a Conab, cerca de 35 milhões de toneladas de milho devem ser colhidas na primeira safra, concentrada no primeiro trimestre. Esse número é apenas ligeiramente superior ao estimado em janeiro, embora seja 1,23 milhão de toneladas ou 3,6% maior do que o registrado na safra passada.

Outras 40,9 milhões de toneladas devem ser produzidas na segunda safra (também conhecida como “safrinha”), que é cultivada após a colheita da soja, ao longo do primeiro trimestre, e colhida durante o inverno. Esse volume é 3,45 milhões de toneladas ou 9,21% maior do que o estimado pela Conab em janeiro.

Segundo a Conab, a revisão deve-se à constatação de que 60% da área destinada à soja neste ano foi cultivada com variedades de ciclo curto (colhidas mais cedo), o que sugere “uma clara estratégia definida pelo produtor (…) de maximização da receita bruta, conciliando soja no plantio de verão com milho na segunda safra”. Só em Mato Grosso, prevê a Conab, a área a ser ocupada com milho na segunda safra será 20% maior do que a registrada no ano passado.

Apesar da tensão do mercado com o clima seco no Rio Grande do Sul e com o excesso de chuvas em Mato Grosso, a Conab também reajustou para cima sua estimativa para a colheita de soja em 2013. Segundo a autarquia, a produção do grão deve somar 83,42 milhões de toneladas, um aumento de 745 mil toneladas (menos de 1%) sobre a última estimativa

O IBGE também revisou para cima sua estimativa para a colheita de grãos em 2013. Em seu levantamento, divulgado ontem, o instituto de pesquisa previu uma produção de 183,3 milhões de toneladas, um aumento de 5,3 milhões de toneladas ou 3% em relação à projeção anterior. Na comparação com a safra passada, o crescimento é de 21,2 milhões de toneladas ou 13,1%.