Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desafios para o milho e sorgo

<p>27 Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que acontece em Londrina de 31 de agosto a 4 de setembro.</p>

Redação (27/08/2008)- "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo". Esse é o tema do 27º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que acontece em Londrina de 31 de agosto a 4 de setembro. Promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo, o Congresso é uma realização do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Embrapa Milho e Sorgo.

Estão previstos palestras e painéis com as mais importantes referências no estudo e na pesquisa do milho e sorgo. Paralelamente serão realizados o 3º Simpósio da Lagarta do Cartucho e o Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho.

Segundo o presidente da comissão organizadora, o pesquisador do Iapar, Rodolfo Bianco, o encontro dará "ênfase a temas voltados para a agroenergia, relação da produção de energia e de alimentos, além do desafio do milho, frente às mudanças climáticas".

O Congresso é um dos eventos técnicos mais importantes do calendário nacional. ""O milho e o sorgo são produtos que se adaptam em qualquer região do país, com um alto potencial de produtividade. Não podemos mais prescindir do crescimento na produtividade desses cereais, pois trata-se de componentes básicos na alimentação humana e animal. Como a demanda mundial por alimentos cresce a cada dia, e as áreas agricultáveis encontram-se estáveis, não temos outra alternativa a não ser buscar o aumento na produção"", diz.

Além de temas como melhoramento genético, crescimento na produtividade, competitividade do milho e do sorgo, agroenergia e mudanças climáticas, a 27 edição do Congresso vai abordar assuntos como pragas e doenças, risco de secas, biotecnologia, biossegurança, milhos especiais, milho orgânico, produção de alimentos e energia na agricultura familiar, entre outros assuntos.

Entre os palestrantes estão José Antonio Marengo (CPTEC-INPE), Celso Omoto (Esalq-USP), Ivan Cruz (Embrapa Milho e Sorgo), Décio Luiz Gazzoni (Embrapa Soja), Ernesto Paterniani (Esalq), que falará sobre as potencialidades e limitações do milho transgênico e o diretor executivo da Associação Brasileira de Defesa Vegetal (Andef), que abordará a importância de novos defensivos agrícolas para a sustentabilidade do cultivo do milho e sorgo.

Realizado desde 1950, o Congresso é considerado referência na divulgação de inovações tecnológicas. A última edição foi realizada em 2006, em Belo Horizonte (MG). Esta é a segunda vez que Londrina sedia o encontro. A primeira vez foi em 1996, também organizada pelo Iapar. Informações no site www.cnmslondrina.com.br ou telefone (43) 3025 5121 e email: [email protected].