Redação (25/10/06) – A Medida Provisória (MP) que prevê R$ 1 bilhão para equalizar os preços da soja na safra 2006/2007 está pronta para ser editada. Mas só deve ser publicada pela Casa Civil em novembro, após o segundo turno das eleições. O dinheiro já está previsto na conta das Operações Oficiais de Crédito do governo federal e será usado por meio de mecanismos de apoio à comercialização do grão.
Entre as operações que utilizarão os recursos novos, estão o Prêmio de Risco para a Aquisição de Produto Agrícola Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda (Prop), os Prêmios de Escoamento da Soja (Pesoja) e o Equalizador Pago ao Produtor (Pepro).
O setor está descaptalizado e com dificuldades de comercialização, mas isso vai auxiliar o setor, principalmente os produtores com problemas de logística que não conseguem ter um preço melhor explicou a economista da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire dos Santos.
O Pesoja, ou Pep da soja, e os outros mecanismos Prop e Pepro são instrumentos articulados pelo governo federal que garantem ao produtor um preço mínimo após a colheita. Por meio de leilões previamente agendados, cooperativas, produtores, indústrias de grãos e governo assumem compromissos ao longo do plantio de forma a viabilizar, no futuro, preços melhores aos agricultores.