Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em Chicago, preços de soja, milho e trigo se recuperam

<p>As medidas do governo americano temtam acalmar a economia do país.</p>

Redação (22/09/2008)- As principais commodities agrícolas negociadas no mercado internacional encerraram a sexta-feira da turbulenta semana passada em alta, o que anulou ou pelo menos compensou as fortes perdas dos pregões anteriores. 

Impulsionou os ganhos de soja, milho e trigo na sexta na bolsa de Chicago a expectativa de que os fundos de investimentos voltem a reforçar suas apostas em commodities em decorrência de medidas do governo americano para tentar acalmar a economia do país. De acordo com analistas ouvidos pela agência Bloomberg, o mercado também espera que tais medidas contenham a desaceleração econômica global e, assim, mantenha a demanda por produtos agrícolas aquecida. 

Apesar da valorização de sexta-feira (2,61%), para US$ 11,5925 por bushel, os contratos de segunda posição de entrega da soja (vencimento em janeiro) fecharam a semana passada com baixa acumulada de 3,56%, e agora aparecem com variação negativa de 4,53% em 2008, conforme o Valor Data. 

No milho, a segunda posição (março) subiu 2,9% na sexta e alcançou US$ 5,59 por bushel. Na semana, a queda ficou em 0,75%, e neste ano os ganhos acumulados cresceram para 19,76%. No caso do trigo, a semana terminou com variação positiva de 2,57% para a segunda posição (março), fruto dos ganhos de 3,51% de sexta-feira. Em 2008, a baixa ainda é de 17,39%.