Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embarque de milho por Santos bate recorde

<p>A forte demanda pela commodity deveu-se à quebra da safra na Europa Ocidental e no Leste Europeu.</p>

Redação (22/11/2007)- As exportações de milho alcançaram volumes recordes no Porto de Santos, registrando o maior índice de crescimento, 5.542% com 1,7 milhão de toneladas. Segundo a administração do Porto, a forte demanda pela commodity deveu-se à quebra da safra na Europa Ocidental e no Leste Europeu, aliada à preferência pelo milho brasileiro não transgênico e à procura do grão por produtores americanos para fabricação do etanol.

Em contrapartida, o complexo soja (pelets e grãos), o segundo maior volume operado em Santos, com 6,4 milhões de toneladas, teve uma expressiva queda de 19,2%.

O álcool, por sua vez, apresentou um incremento de 17,5% no período, chegando a 1,5 milhão de toneladas vendidas. Dentre as cargas mais importadas, o trigo foi outro destaque, com crescimento de 40,6%.

Em números totais, o Porto de Santos participou com US$ 52,2 bilhões na Balança Comercial, representando 25,8% do total brasileiro acumulado até o mês de setembro deste ano. Somente as exportações foram responsáveis por US$ 32,057 bilhões, uma participação de 27,5% do total das vendas brasileiras para o mercado externo.