Da Redação 11/04/2003 – O embarque de soja pelo Porto de Paranaguá bateu dois recordes em pouco mais de um mês. Na terça-feira passada, em apenas um dia, foram embarcados 108 mil toneladas de soja em grãos, cerca de 4 mil toneladas a mais do que o registrado no recorde anterior, em 2002. Outra marca histórica, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), foi o embarque de 450 mil toneladas de soja em grão para exportação em março.
Esse volume de março é equivalente a quatro vezes e meia a capacidade de armazenagem do silo do Corredor de Exportação, o Silão, como é chamado. De acordo com a APPA, a marca supera índices internacionais, já que a rotatividade de duas vezes e meia em relação à capacidade estática é considerada uma boa performance. O recorde anterior do Porto de Paranaguá era de 435 mil toneladas, volume atingido em abril de 2001.
O embarque recorde em um só dia foi possível porque dois navios com destino à China e um rumo à Itália foram carregados simultaneamente.