Inundações que atingiram a costa do Mar Negro na Rússia provocaram caos nas ligações rodoviárias e ferroviárias para a principal saída de grãos do país, mas os estoques nos portos estão altos e podem adiar o impacto sobre as exportações, disseram analistas e fontes do comércio na última segunda-feira.
A Russian Railway disse que suspendeu o tráfego ao porto de Novorossiisk para reparar uma ponte a sudoeste de Krymsk, de longe a cidade mais atingida pelas enchentes nas primeiras horas do sábado, com pelo menos 171 pessoas mortas.
A empresa estatal de ferrovias disse que a malha ferroviária também foi inundada em alguns pontos.
Uma fonte que faz operações com um exportador de grãos russo disse que o tráfego de caminhões foi suspenso em um cruzamento nas montanhas ao norte de Novorossiisk. Ele citou estimativas de fornecedores de grãos de que as estradas atingidas pelas enchentes poderiam levar sete dias para ser reparadas.
Mas uma redução imediata no carregamento de grãos para exportação é improvável. Novorossiisk retomou suas operações no domingo, depois que o tempo havia forçado uma parada temporária dos carregamentos.
Embora a área afetada faça parte da região celeiro da Rússia de Krasnodar, as enchentes não atingiram regiões aráveis importantes, e nenhum dano é esperado para a colheita de grãos e sementes oleaginosas da Rússia.