Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estoque de milho garante abastecimento

<p>Segundo o MAPA, o Governo está atento ao comportamento do mercado e para manter o equilíbrio da oferta e demanda do grão.</p>

Redação (14/11/2007)- Os estoques de milho, públicos e privados, são suficientes para garantir o abastecimento do País até janeiro do próximo ano, quando começará a colheita. Conforme o balanço de oferta feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estoque de passagem do milho será de 6,7 toneladas ou seja, descontados o consumo interno e o volume exportado da safra 2006/2007, restarão mais de 6 toneladas de milho para estoque regulador.

O diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Deagro/ Mapa), José Maria dos Anjos, destaca que o Governo está atento ao comportamento do mercado e para manter o equilíbrio da oferta e demanda do grão.

Por meio de venda direta do estoque e de leilões de Valor de Escoamento do Produto (VEP), operados pela Conab, a oferta de milho nas principais regiões está garantida pelo escoamento de produto dos estados produtores para regiões consumidoras. A produção da safra 2006/2007 de milho, da safra 2007/2008, deve ser negociada até o início de 2008.

O levantamento da Intenção de Plantio deste mês, divulgado pela Conab na semana passada, indica, para a próxima safra, uma tendência de crescimento de 2,0% na produção, totalizando 37,3 milhões de toneladas. Na  safra 2006/2007, atingiu 36,6 milhões de toneladas. “Há milho no mercado e nos estoques. Estamos preparados para intervir para regular o mercado, quando se fizer necessário”, disse José Maria dos Anjos.