Redação (06/11/2008)- Os papéis da soja com entrega para janeiro fecharam em US$ 9,04 o bushel (27,2 quilos), recuo de 5,7%. Com esse recuo, os preço voltam ao mesmo patamar da semana passada e anulam os ganhos dessa semana.
Excesso de oferta
Conforme a agência Bloomberg News, os produtores do Meio-Oeste americano aproveitaram a alta dos grãos na última semana e venderam parte dos estoques. O milho acompanhou o movimento de baixa e fechou em 390,25 centavos o bushel (25,4 quilos), recuo de 5,5%.
Trigo
No caso do trigo, as perdas foram as maiores das últimas três semanas por causa da redução das exportações americanas. O balanço das exportações encerrados no ´último dia 30 mostraram uma queda de 40% nos embarques daquela semana, segundo informações da Bloomberg News. Os contratos com entrega para março fecharam em 558,00 centavos de dólar o bushel (27,2 quilos), número 5,9% menor que o pregão anterior. A produção mundial será 12% maior que o ano anterior, atingindo o recorde de 683 milhões de toneladas.
Suco
Na contramão dos grãos, as cotações do suco de laranja fecharam em alta pelo terceiro pregão consecutivo, ficando em 85,40 centavos de dólar a libra-peso (0,454 quilos). Nos últimos dias, a Flórida, segundo maior produtor mundial da commodity, estava enfrentado problemas com o clima mais frio. Especialistas explicam que tais problemas climáticos podem prejudicar a produção na região e reduzir a oferta global.